quinta-feira, 8 de outubro de 2009

As fast as you can! Eheh.. algumas dicas pra você queimar o chao! ;)



Seria certo jogar futebol calçando um par de chinelos? Ou, seria certo tomar banho com detergente de cozinha? Fazer um Rally dos Sertões com um Ford Fusion (nada contra o Ford Fusion!)? Querer varrer com um rodo?
Não! Grato!
Esses exemplos nos mostram que, para qualquer atividade (de qualquer gênero) que você queira fazer, existem os instrumentos, as ferramentas e as maneiras corretas para tal.

E para a chamada “Corrida de Rua”, não é diferente. E eu sou prova viva disso.. e depois conto o que ja sofri. Ehehe.

Abrevio aqui o – acredito eu – principal ponto de observação e atenção para iniciar seus treinos (e provas) para corrida de rua: seu tipo de pé, sua pisada e o tipo de tênis específico para o tipo de pisada e tipo de pé.
Seja seu treino/corrida de 100m, 400m, 1km, 5km, 10km, meia maratona e assim vai... não importa. Saia preparado e informado para evitar tanto as micro-lesões como lesões maiores e mais graves, que até mesmo podem te impossibilitar de correr pelo resto da vida.

Lembrando que para cada tipo de corrida, existe seu treino x alimentação x intensidade x fortalecimento específico. Não vá comprar o tênis XYI e sair correndo igual louco! Não quero ter que acionar o SAMU. ;)
Falo aqui, apenas um pouco sobre tênis de corrida de rua, pisadas e tipos de pés.

Tipos de pé (arco)

Segue um teste simples para voce saber qual o tipo de pé que você tem: molhe o pé e o coloque sobre um folha de papel. Dessa maneira, você “deixará” a sua pegada. Veja os tipos abaixo e verifique em qual pegada você se encaixa:


Pé Normal:
Tem um arco normal e deixa uma pegada que mostra o calcanhar e a parte frontal do pé ligadas por um faixa larga. Um pé normal tem um grau leve de pronação para absorver o impacto.Tênis recomendado : de moderada estabilidade como aqueles com o meio da sola em duas-densidades com solado semi-curvo.Categorias de tênis recomendadas: Estabilidade ou Amortecimento



Pé Chato:
Tem um arco baixo e deixa quase toda a marca do pé na pegada. Tendem a ter um grau excessivo de pronação que pode levar a vários tipos de lesões.Tênis recomendado : de estabilidade ou controle de movimento para reduzir o grau de pronação. Solado plano ou semi-curvo.Categorias de tênis recomendadas: Controle de movimento ou Estabilidade




Pé com arco elevado:
Deixam uma pegada com uma conexão estreita entre o calcanhar e a parte frontal do pé. Geralmente não tem um grau de pronação suficiente para absorção de impacto efetiva.Tênis recomendado : de amortecimento com boa flexibilidade e solado curvo para promover o movimento do pé.Categoria de tênis recomendada: Amortecimento




Pisadas

Pisada Pronada (Pronação)
Mais de 75% da população mundial tem tipo de pisada pronada.
A pronação acontece quando, durante a movimentação, a parte de fora do calcanhar toca o chão e o pé inicia a rotação para dentro e só depois se endireita, terminando a pisada no dedão.

Uma quantidade moderada de pronação é necessária para que o pé funcione apropriadamente, no entanto, lesões podem acontecer com a pronação excessiva. Quando a pronação excessiva acontece, o arco do pé se achata, alongando músculos, tendões e ligamentos que ficam na parte inferior do pé.
Pé chato (arco do pé achatado) é geralmente associado à pronação. Nesse caso o peso é aplicado na borda interior do pé durante a corrida. Esse tipo de pé requer um tênis das categorias controle do movimento ou estabilidade.

A imagem abaixo mostra o pé direito de um corredor com tipo de pisada pronada visto por trás. Como você pode ver, o calcanhar tem uma pronação acentuada.


Pisada Pronada


Pisada Supinada (Supinação)
Supinação é o oposto de pronação. Ela acontece quando, durante a movimentação, o calcanhar toca o solo e o pé inicia uma rotação para fora até se endireitar e terminar a pisada no dedinho.

Uma quantidade normal de supinação acontece quando, durante a pisada, o calcanhar deixa o solo e os dedos são usados para a propulsão do corpo. No entanto, a supinação excessiva põe uma carga grande nos músculos e tendões que estabilizam o tornozelo, o que pode fazer com que o tornozelo rotacione totalmente para fora, resultado em torção ou até mesmo na ruptura total dos ligamentos
Arco do pé alto é geralmente associado à supinação. Nesse caso o peso é aplicado na borda exterior do pé durante a corrida. Esse tipo de pé requer um tênis flexível, com bom amortecimento, como aqueles da categoria amortecimento

A imagem abaixo mostra um pé direito de um corredor com tipo de pisada supinada visto por trás.


Pisada Supinada


Pisada Neutra
A pisada neutra também começa com a parte externa do calcanhar e o pé rotaciona ligeiramente para dentro durante a movimentação, terminando com a parte da frente do pé inteira tocando o solo
A grande maioria dos corredores com pisada neutra usam tênis da categoria neutro-amortecimento. Mas dependendo do seu arco do pé, o tipo de tênis de corrida a ser usado pode ser outro

E para finalizar, seguem algumas sugestões de tênis de corrida de acordo com os tipos de pisadas:



Lembrem-se que isso é apenas uma visão geral sobre o básico que precisamos saber para evitar lesões e realmente, fazer da corrida (e caminhada) uma atividade física saborosa e saudável. Seja ela com fins "lazeirísticos" ou profissionais.

manugimO² deseja uma boa corrida à todos.. eheh! ;)


8 comentários:

dgmeyer disse...

Excelente Manu!!! Muito interessante!!! Parabens!!

Abrax!!!

Jota disse...

E depois dizem que cozinhar é complexo...

Vania disse...

Manu, adorei suas dicas!
Sou uma esportista amadora e sofro bastante com dores nos pés após as corridas, isso inclusive me desmotiva pois não consigo manter uma frequencia nas corridas por conta das dores. Li todas as suas dicas e chega de sofrer! Rumo ao tênis ideal!!!!
bjão

Sandro Souza disse...

Olá Emanuel...

O seu blog está muito legal! Gostaria de aproveitar e informar que também entrei na onda para balançar o esqueleto! Como você disse, é preciso de um bom tênis para isso. Como sou amante de boa música, investi alguns reais num ipod nano, com braçadeira e num pequeno transmissor chamado Nike + e principalmente comprei um Tenis Nike Air + que tem um compartimento na sola que vc coloca o transmissor. Esse transmissor envia dados para o seu ipod e grava na tela o tempo da sua corrida, das suas passadas, kilometros e ainda calorias queimadas. Uma voz feminina avisa quando você inicia a caminhada, ou corrida, e no final ela "fala" as informações para você! Ai fica perfeito, vc ouve a sua música predileta com a braçadeira, ou seja não incomoda seus movimentos e ainda sabe o quanto está se exercitando.

E se você gosta também de tecnologia como essas que eu citei, acesse o meu blog: Bravo Mundo Digital (http://www.bravomundodigital.com)
Lá ainda tem algumas matérias a respeito.

Abraços e nos vemos lá.

Juliano Gagliardi disse...

Bem, todos sabem que correr é ótimo, que faz bem e é muito válido as dicas, o grande problema é que na correria do dia a dia, acumulo de trabalho, fica praticamente impossível praticar qualquer atividade física, sei que vão dizer que tempo cada um faz o seu, mas até hoje tento administrar melhor meu tempo e realmente não consigo. Reuniões, Viagens, Almoços, Jantares, etc. Mas tenho plena consciência do quanto isso é importante desde a reeducação alimentar desde atividade física diária. Mas meu grande amigo, se tudo der certo em breve estarei aí correndo e pedalando contigo, estou buscando uma melhora em minha qualidade de vida também, já conversamos muito a respeito disso. Em breve meu caro estarei por aí.
Parabéns pelo Blog !!!

Marcos Henrique Soares Bauru SP disse...

Olá Manú...tudo certinho?
Fantástico exemplo de como se deve aproveitar a vida da melhor maneira e se divertindo nos momentos que é possível...parabéns!
Eu,como você sabe, tô tentando por aqui,mesmo que devagar, já que a idade vem chegando e tenho consciência do cuidado que preciso ter...mas..."qualquer dia desses" já vou poder te desafiar para um "racha" e é prá valer, hein?...é só aguardar...continua treinando aí que a parada não vai ser moleza não... hehehe.

Jota disse...

"quinta-feira, 8 de outubro de 2009"
Nem falo nada...

:X

Jota disse...

Seu blog mandou um abração a você! :D